11 dicas de decoração para a passagem de ano

11 dicas de decoração para a Passagem de Ano

A passagem do ano é uma das festas mais aguardadas do ano. A meia-noite de 31 de dezembro marca a passagem para o novo ano, sendo, por isso, um momento de transição que se quer de alegria, felicidade e muita esperança.

Para tornar esta data ainda mais mágica, nada como preparar uma decoração especial. Vai receber amigos e familiares para celebrar o Reveillon e precisa de ideias para decorar a sua casa? Continue a ler e conheça as nossas dicas.

1. Escolha a paleta de cores para a festa

Como na maioria dos processos de decoração, um dos primeiros passos é definir a paleta de cores. Os tons mais utilizados na decoração da passagem de ano são: o branco, o dourado e o prateado. Conheça o significado de cada um deles:

  • Branco: simboliza a paz, pureza e harmonia. Além disso, é uma ótima opção para atrair boas energias;
  • Dourado: representa a abundância e a prosperidade. Também está profundamente relacionada com tudo o que indica riqueza material, poder e vitória;
  • Prateado: remete à modernidade. A cor também representa prestígio e riqueza, além de estimular a reflexão.

Fonte: Unsplash

2. Defina um tema e torne a noite ainda mais divertida

Para aqueles que não dispensam uma boa festa temática, o jantar da passagem de ano pode ser a última oportunidade do ano para colocar a ideia em prática.

Além da festa ficar mais divertida, pode facilitar as escolhas, servindo de fio condutor para as restantes decorações. O Réveillon já é um tema para a festa, mas pode ir mais além. Pode fazer um baile de máscaras, uma noite branca ou festa dos anos 80.

3. Comece a festa à mesa

É no jantar que começam as celebrações. Por isso, esmere-se na decoração da mesa, seguindo a paleta de cores e o tema que definiu anteriormente.

Aposte numa toalha de mesa elegante e em individuais para marcar os lugares dos convidados e dar um toque especial à mesa. Utilize guardanapos de panos que, para além de serem mais sustentáveis, ainda dão um toque elegante à decoração da mesa. Combine ainda os talheres e as louças de servir.

4. Faça um centro de mesa elegante

Os centros de mesa complementam o ambiente, reforçam o tema e tornam a decoração da mesa ainda mais chamativa. Pode criar centros de mesa com flores, grinaldas, velas e elementos relacionados com o réveillon.

Se o tema que definiu é algo mais simples e com foco em elementos naturais, por exemplo, um arranjo com flores artificiais pode ser um excelente centro de mesa.

Fonte: Unsplash

5. Dê brilho à noite da passagem de ano

No jantar de réveillon não podem faltar velas à mesa. Além de dar um ar mais elegante ao espaço, conferem um ambiente mais alegre e acolhedor. Pode distribuir velas altas em alguns castiçais ao longo da mesa ou colocá-las dentro de lanternas bonitas e dentro do tema.

6. Recorra a balões para dar as boas-vindas ao novo ano

Os balões são um dos elementos mais importantes de uma festa e complementam a decoração. Pode optar por balões tradicionais, por balões com confettis no interior ou pelos fantásticos balões em forma de números e letras, para formar “2023” ou “Feliz Ano Novo”.

Deixe os balões a flutuar pela divisão ou prenda-os à parede.

7. Arrisque com decorações sustentáveis

Para não ter gastos elevados com a decoração do Reveillon, aposte em materiais reciclados: garrafas de vidro pintadas que podem servir de jarra para flores ou jarros de velas vazios que podem servir de porta-velas. Enfim, basta dar asas à criatividade e imaginação.

Fonte: Unsplash

8. Aposte em relógios decorativos para contar as 12 badaladas

À medida que a noite avança, os olhares para os relógios intensificam-se. Porque não espalhar diferentes relógios pela casa? Caso tenha familiares no estrangeiro também pode guardar um cantinho para colocar um relógio com a hora local e assim poder desejar-lhe um Feliz Ano Novo na hora certa.

9. Brinde com glamour

Os copos são elementos importantes neste dia, por isso, é importante dar-lhes uma atenção especial. Uma ideia engraçada e útil é recortar estrelas de cartolina e colocá-las na base do copo, aqui poderá escrever o nome da pessoa a quem o copo pertence. Outra ideia é colocar glitter comestível no rebordo e assim torna-los o destaque da festa.

Fonte: Unsplash

10. Mantenha o espumante fresco

O espumante é o rei da festa. Por isso, garanta que se mantém fresco até ao soar das 12 badaladas. A forma mais elegante e prática de o manter fresco durante toda a noite é recorrer a baldes de gelo ou mangas refrigeradoras.

11. Prepare atividades para a noite da passagem de ano

Depois de decorar a casa e tendo em conta as pessoas que irá receber em casa, é importante definir algumas atividades para fazer após o jantar. Pode preparar uma playlist de músicas para dançar, fazer um karaoke ou jogar jogos de tabuleiro divertidos.

Na Magia do Lar encontra uma grande variedade de artigos para preparar uma passagem de ano cheia de glamour: velas, pratos e travessas, relógios, acessórios de bebidas, jogos ou flores artificiais.

Aproveite os descontos de 20% em todo o artigo de decoração e de mesa e cozinha. Campanhas válidas até 7 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *