16 Tradições de Passagem de Ano pelo Mundo

Fogos de artifício e espumante já são tradição na passagem de ano, no entanto, muitos países têm superstições de Réveillon que talvez não conheça. Independentemente do local, o objetivo é sempre o mesmo: deixar para trás as coisas más e pedir sorte para o novo ano.

Quer atrair sorte e prosperidade para 2023? Continue a ler e conheça algumas tradições e superstições à volta do mundo.

1. Portugal

Em Portugal, a roupa interior deve ser azul para atrair sorte no ano seguinte. Além disso, os portugueses gostam de fazer barulho na noite da passagem de ano, batendo com as tampas das panelas. Sem esquecer que se deve comer 12 uvas passas à meia-noite, uma em cada badalada, saltar de uma cadeira com o pé direito, ter dinheiro na mão, bolso ou calçado e, ainda, dar um mergulho gelado no mar. Estas são algumas tradições de Ano Novo que os portugueses praticam.

Fonte: Unsplash

2. Espanha

Assim que o novo ano chega, os espanhóis comem 12 uvas (uma por cada badalada do relógio, à meia-noite). O objetivo é trazer sorte a cada mês do ano que se avizinha.

3. Alemanha

Na Alemanha, é tradição ter porquinhos em miniatura em casa como símbolo de sorte e fartura. Para completar a superstição, um dos pratos principais da ceia é o leitão.

4. Dinamarca

Na Dinamarca, parte-se a louça toda. Os dinamarqueses partem pratos e copos contra as portas dos vizinhos para afastar maus espíritos que possam estar na casa. Diz-se também que quanto mais cacos estiverem à porta de uma casa, melhor e mais próspero vai ser o ano para a família que aí habita.

5. Estónia

Os mais gulosos vão amar esta tradição de ano novo. Na Estónia, manda a tradição que se comam sete refeições no Dia de Ano Novo para ter um ano cheio de força e energia.    

 

Fonte: Unsplash

6. Polónia

Para os polacos, barrar as janelas e maçanetas com alcatrão é a forma de afastar os maus espíritos das suas casas.

7. Grécia

Na Grécia, as cebolas são consideradas símbolos de renovação e, por isso, os gregos penduram-nas nas portas das casas na véspera de ano novo. Na manhã seguinte, as cebolas são retiradas e as crianças são acordadas com um toque da cebola na testa.

8. Irlanda

Atirar fatias de pão contra a parede é uma tradição de ano novo na Irlanda, como forma de afastar os maus espíritos e convidar as boas energias a entrar na sua vida.

9. Brasil

Nas celebrações de passagem de ano, os brasileiros vestem roupas brancas e oferecem flores brancas à Deusa do Mar, atirando-as ao oceano. Outra tradição é saltar sete ondas nos primeiros minutos do ano.

Fonte: Unsplash

10. Colômbia

Pretende viajar e conhecer novos locais e novas culturas? Aqui tem o ritual ideal. Na Colômbia, as pessoas passam o dia 31 de dezembro com um trolley vazio, para atrair um novo ano cheio de viagens.

11. Filipinas

Nas Filipinas, o final do ano está muito associado a dinheiro. Os filipinos acreditam que tudo deve ser redondo, para representar moedas e trazer riqueza. Por isso, na noite da passagem de ano, usam-se roupas com bolinhas e comem-se alimentos redondos.

12. Chile

No Chile, é costume comer-se uma colher cheia de lentilhas para atrair um ano repleto de dinheiro, saúde e trabalho. É também comum varrer-se a casa para a rua, de forma a remover as energias más do ano que passou.

13. África do Sul

Com o objetivo de limpar a casa e prepará-la para o novo ano, em algumas cidades da África do Sul é comum as pessoas atirarem mobília antiga pela janela.

Fonte: Unsplash

14. Bolívia

Na Bolívia, a tradição é cozinhar bolos e colocar moedas lá dentro. Quem as encontrar terá sorte no ano seguinte.

15. Cuba

Em Cuba, existe a tradição de encher baldes de água e, à meia-noite, despeja-los pela janela. Os cubanos acreditam que esta é a melhor forma de se livrarem de más recordações e das experiências desagradáveis do ano que terminou.

16. Japão

Os budistas acreditam que a passagem de ano é uma boa altura para limpar a alma e encontraram uma tradição que representa isso: em todos os templos do país, os sinos devem tocar 108 vezes.

Já conhecia estas tradições? Conhece outras que não foram mencionadas no artigo? Deixe o seu comentário.

Feliz Ano Novo! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *