8 Dicas para preparar a mesa de Natal perfeita

No Natal, os grandes momentos acontecem à volta da mesa. As conversas, os jogos em família e as refeições que se prolongam durante várias horas. É, por isso, que a decoração da mesa de Natal é tão importante.

Gostava de preparar a mesa de Natal perfeita? Continue a ler este artigo e conheça as nossas sugestões.

1. As cores

A combinação das cores da mesa de Natal é muito importante. Deve procurar tons que se complementem e que criem alguma harmonia.

As cores mais associadas ao Natal são o vermelho, o verde, o dourado, o prateado e o branco. É claro que pode sempre inovar e utilizar outras cores, aqui o limite é a sua criatividade.

Fique a conhecer o significado das cores natalícias:

  • Vermelho: representa o amor, como é uma cor quente também simboliza a alegria;
  • Verde: representa a esperança;
  • Branco: representa a paz, pureza e união;
  • Dourado e prateado: simboliza a sabedoria, podem representar o brilho das estrelas.

2. A toalha

O primeiro passo para decorar a mesa de Natal é a escolha da toalha. Existem várias opções: desde a tradicional toalha de Natal (vermelha ou verde) ou uma toalha mais contemporânea com motivos natalícios, por exemplo.

Outra forma de vestir a mesa, para além da toalha, são os individuais ou a toalha corrida de uma ponta à outra.

3. Guardanapos

Aparentemente simples, mas muito importante para uma mesa de Natal bem decorada, os guardanapos não devem ser escolhidos à sorte. Mesmo em papel, escolha modelos que sejam alusivos à quadra natalícia ou então que combinem com as cores da decoração.

Para ficar com uma mesa ainda mais bonita, dobre os guardanapos em formas natalícias, como, por exemplo, árvore de natal ou gorro de Pai Natal.

4. A louça do jantar

A escolha da louça depende da cor e do estilo da toalha. Claro que não precisa de seguir sempre os tons tradicionais. Pode optar por uma toalha branca e colocar louça com padrões diferentes como o azulejo português.

Tudo depende do seu gosto e do facto de querer, ou não, uma decoração diferente. As louças brancas resultam bem em qualquer ocasião. O mesmo acontece com os copos de vidro transparentes. Existem peças intemporais que resultam em diferentes contextos.

5. Acessórios decorativos

Posta a toalha e escolhida a louça, está na hora de continuar a decorar a mesa. Os acessórios escolhidos podem fazer toda a diferença na decoração da mesa de Natal. Mas não exagere, é importante garantir que tem espaço para pousar a comida.

São vários os elementos decorativos que pode escolher. O azevinho, por exemplo, é uma planta que funciona muito bem na mesa de Natal e pode ser utilizado em todo o seu comprimento.

Para a decoração funcionar ainda melhor, pode recorrer a centros de mesa feitos com pinhas, grinaldas, velas ou castiçais.

6. Iluminação

Se na árvore de Natal não podem faltar as luzes, na mesa de Natal não podem faltar as velas.

Quer seja num elegante candelabro, num castiçal ou a flutuar em frascos de vidro, as velas são elementos decorativos essenciais para uma mesa de Natal elegante e bem decorada.

7. Decore cada lugar individualmente

Faça os seus convidados sentirem-se especiais e coloque um ornamento em cada lugar. Pode escrever o nome de cada convidado e coloca-los na mesa ou em cima do guardanapo.

Pode espalhar laços nos lugares das senhoras e bolas de Natal no lugar dos homens. Seja qual for a escolha, o ideal é escolher acessórios pequenos que complementem a restante decoração.

8. Mesa de apoio para bebidas

Para facilitar a gestão do espaço, disponha uma mesa de apoio com as bebidas. Pode colocar dispensadores para sumos ou água, garrafas de vinho com a manga refrigeradora e baldes para gelo.

Na Magia do Lar encontra uma grande variedade de artigos perfeitos para complementar a decoração da sua mesa de Natal: centros de mesa, velas, castiçais, pratos, travessas, taças ou dispensadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *