Arrumação da decoração de Natal

Dicas para organizar as decorações de Natal

O Dia de Reis é comemorado a 6 de janeiro e a data marca, oficialmente, o final das decorações natalícias. É o momento, portanto, de apagar as luzes, tirar a estrela do topo da árvore e embalar os enfeites de Natal.

Esta é uma fase importante porque acondicionar corretamente as decorações de Natal permite que estas mantenham as suas boas condições para o próximo ano.

Assim, no próximo Natal conseguirá poupar tempo e dinheiro, uma vez que não precisará de comprar novas decorações.

Precisa de arrumar e organizar as suas decorações de Natal e não sabe como? Continue a ler e conheça as nossas dicas.

1. Faça uma seleção

Quando se fala em organização, normalmente o primeiro passo consiste na seleção dos artigos: é importante ter certeza que só armazena coisas que realmente vai utilizar. Por isso, antes de guardar as decorações, analise cada peça e deite fora as que tiverem estragadas. Também pode doar algum artigo que esteja bom, mas já não quer utilizar.

2. Limpe todos os artigos

De forma a garantir o bom estado dos artigos no próximo ano, é importante guardá-los limpos. Este ponto não é válido apenas para toalhas ou guardanapos, deve fazer o mesmo com todos os itens decorativos. No entanto, se passar um pano húmido, não se esqueça de esperar que os objetos sequem antes de os guardar.

Fonte: Unsplash

3. Categorize e identifique os produtos

Após decidir o que realmente quer manter, chegou o momento de organizar todos os artigos. O ideal é guardar cada categoria em locais diferentes, por exemplo, em caixas ou cestos.

Ao categorizar, seja prático. Guarde numa caixa os objetos para decorar a árvore de Natal, outra os artigos para a mesa e assim por diante. 

4. Proteja bem a sua árvore de Natal

O pinheiro é uma das peças mais importantes da decoração de Natal e, pela sua dimensão, uma das mais difíceis de arrumar.Depois de retirar todos os ornamentos da árvore, feche todos os galhos e envolva em película aderente antes de colocar dentro da caixa. Assim, ocupa menos espaço e mantém a árvore afastada do pó.

Fonte: Pexels

5. Organize os seus ornamentos de Natal

Certamente que tem muitos ornamentos de Natal espalhados pela casa: uns comprados, outros oferecidos e outros feitos pelas crianças da sua família. Todos eles têm um simbolismo e, por isso, é importante ter atenção à forma como são armazenados.

Ao guardar estas peças é importante garantir que estão devidamente protegidas, embrulhadas em plástico bolha ou jornal, por exemplo, e colocadas dentro de caixas, de forma a garantir que não se danificam.

Deixamos algumas ideias para organizar os enfeites de Natal:

  • Pode recorrer a caixas de ovos vazias para guardar as decorações de Natal mais frágeis;
  • Pode utilizar sacos com fecho para colocar as bolas de Natal e organizar por categorias;
  • Pode apostar em caixas ou cestos para guardar os artigos e mantê-los longe da sujidade;
  • Pode utilizar frascos de vidro para arrumar os adornos mais pequenos, assim ficam protegidos e é possível identificar facilmente o que lá está guardado.

6. Tenha cuidado com a iluminação de Natal

Para quem assume a tarefa de arrumar as decorações natalícias, as luzes podem ser um verdadeiro problema.

São metros de fio com lâmpadas pequenas e frágeis que raramente sobrevivem durante um ano. Porquê? Normalmente são mal guardadas, acabam completamente embaraçadas e com várias lâmpadas partidas.

Para que isso não aconteça de novo e para conseguir prolongar a vida das suas luzes natalícias experimente enrolá-las, cuidadosamente, num rolo de cartão e envolvê-las em papel ou plástico bolha. Depois, pode colocá-las numa caixa para proteger completamente estas peças.

Fonte: Pexels

7. Proteja a sua coroa de Natal

As coroas de Natal que adornam as portas das casas, devem ser delicadamente protegidas por duas camadas de papel. Uma primeira de papel vegetal para preservar as suas cores e proteger da humidade, e outra camada de papel mais grosso para garantir a proteção completa.

8. Acondicione corretamente o presépio

O presépio é outro adorno delicado que deve ser armazenado com todo o cuidado. O ideal é guardar dentro da caixa original, mas se já não a tiver, procure outra caixa que acomode o presépio de forma segura. Se as peças estiverem soltas, tente embrulhar cada peça em plástico bolha antes de as guardar. Não deve misturar com outros materiais.

9. Coloque estas decorações em espaços altos

Após acondicionar todos os ornamentos de Natal, é importante escolher o local da casa onde os vai guardar. Estes são objetos que apenas se utilizam uma vez por ano, assim, sugerimos que os coloque nas prateleiras mais altas dos seus armários, em locais que sejam de mais difícil acesso e não sejam necessários ao longo do ano.

10. Etiquete todas as caixas

O último e organizado conselho: identifique todas as caixas. É uma tarefa simples, mas que pode fazer toda a diferença no Natal seguinte.

Gostou das nossas sugestões? Na Magia do Lar encontra artigos que poderão ajudar a organizar a sua decoração de Natal: caixas, cestos, frascos de vidro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *